Estacas para uma vida bem-sucedida.

Estacas para uma vida bem-sucedida.

Introdução:

Não há uma pessoa se quer que não deseje ser bem-sucedida na vida.

Até os bandidos almejam por sucesso no que fazem.

Quando o assunto é ser bem-sucedido, há muitas observações a serem feitas:

A combinação de diversidade de fatores resulta em sucesso na vida. Exemplos: Temor a Deus, bom caráter, prudência combinada com simplicidade, sabedoria para solucionar problemas, domínio da língua, intensa vontade de promover a paz, resiliência para recomeçar quantas vezes for necessário, etc.

Estas virtudes vão se somando no decurso da nossa existência e viabilizando maturidade na direção de uma vida bem-sucedida.

Mas o principal segredo para um vida bem-sucedida é a sabedoria de Deus. Algo que devemos perseguir por todos os dias da nossa vida

É isso que Salomão nos ensina:- Ser sábio não é apenas um privilégio de poucos, mas resultado das sábias escolhas que fazemos.

 

  1. Consagração de corpo e alma a Deus – vs 3.

O primeiro segredo para obtermos vida vitoriosa está apresentado neste verso: Salomão amava o Senhor.

Os preceitos de Davi foram dados a Salomão desde a sua infância. Salomão sabia que a sua prosperidade dependia da obediência a tudo que estava escrito na Lei de Moisés.

 

Combinar 1º Re 2.3-4 com o texto abaixo (Deut. 28.1-5)

1 Moisés disse ao povo:

— Se vocês derem atenção a tudo o que o Senhor, nosso Deus, está dizendo a vocês e se obedecerem fielmente a todos os seus mandamentos que eu lhes estou dando hoje, Deus fará com que sejam mais poderosos do que qualquer outra nação do mundo. 2 Obedeçam ao Senhor Deus, e ele lhes dará todas estas bênçãos:

3 — Deus os abençoará nas cidades e nos campos.

4 — Deus os abençoará dando-lhes muitos filhos, boas colheitas e muitas crias de gado e de ovelhas.

5 — Deus os abençoará com boas colheitas de trigo e de

Salomão sabia que a sua prosperidade dependia da obediência a tudo que estava escrito na Lei de Moisés.

Na síntese que Jesus fez sobre os mandamentos ele afirmou: amará o Senhor seu Deus de todo coração, com toda a tua alma, com toda a tua força e todo entendimento. Amar é mais do que um simples sentimento bom, é disposição de compromisso sério de obediencia ao Senhor. É procurar pensar, falar, fazer aquilo que é agradável a Deus.

É preciso priorizar Deus em nossa vida, oferecendo o melhor para Ele.

Salomão amava o Senhor e isso é uma estaca para uma vida bem-sucedida.

Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada (Ec. 2.26)

 

  1. Completa dependência de Deus – vs 7

Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; e sou ainda menino pequeno, nem sei como sair, nem como entrar. (ARC)

Ó Senhor Deus, tu deixaste que eu ficasse como rei no lugar do meu pai, embora eu seja muito jovem e não saiba governar. (NTLH)

Agora, Senhor meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer. (NVI).

 

Notamos na Palavra de Deus, que Ele sempre chama para o trabalho gente que não sabe, que não têm, que não são coisa alguma. Citar exemplos: Moisés – Jeremias – Pedro – Paulo…91ª Cor 2.26-29

26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.

A primeira bem-aventurança é: que os humildes de espírito são donos do reino dos céus. (Mat 5.3)

Pedro afirma que Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça (1 Pe 5.5)

 

PRIMEIRA ESTACA PARA TER VIDA BEM SUCEDIDA: Consagração de corpo e alma a Deus

SEGUNDA ESTACA PARA TER VIDA BEM SUCEDIDA: Completa dependência de Deus;

 

  1. Busca incessante pela sabedoria de Deus – vs 5

Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. (vs 5) Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? (vs 9).

Coração compreensível é literalmente um coração que ouve.

Você tem pedido ao Senhor um coração que ouve aquilo que Ele tem pra ensinar?

Á bem da verdade a maioria das pessoas estão em busca de pelo menos três coisas: saúde, prosperidade e felicidade no amor.

De cara podemos notar Deus dando provas a Salomão que a sabedoria era o melhor a ser pedido para Ele. Duas mulheres envolvidas numa trama fazem Salomão exercitar a sabedoria vinda de Deus.

A SABEDORIA de DEUS não é para ficarmos ricos, mas para fazermos o que é certo e o que é bom.

Todo o Israel ouviu a sentença que o rei havia proferido; e todos tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça. (1 Reis 3.28)

 

Em definição simples podemos afirmar que SABEDORIA é a capacidade de viver cada aspecto da vida sob o domínio de Deus. Quem tem a sabedoria de Deus consegue viver uma vida acima da média em todas as áreas. XÓ MEDIOCRIDADE!

 

A verdadeira sabedoria tem a sua origem em Deus: No entanto, Deus é sábio e poderoso; ele tem inteligência e entendimento.(Jó 12.13)

 

Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. (Tiago 1.5)  

 

Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos.(Prov. 8.12)

 

A terceira estaca para uma vida bem sucedida é Busca incessante pela sabedoria de Deus

 

Aplicação:

Uma vida bem sucedida é resultado de boas estacas lançadas como fundamentos:

  • Consagração de corpo e alma a Deus
  • Completa dependência de Deus
  • Busca incessante pela sabedoria de Deus
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *