A Alegria do Senhor é NOSSA FORÇA

A Alegria do Senhor é NOSSA FORÇA

Introdução:
Neemias é o homem levantado por Deus para socorrer o povo que está em agonia. Neemias – significa o Senhor consolou.
Ele era copeiro ou mordomo do rei Artaxerxes (465 -424 a.C), imperador da Pérsia.
Ele recebeu em Susã, a visita de Hanani que lhe deu informações sobre os judeus que estavam em Jerusalém (Ne 1.1-3). Neemias se importou o suficiente para … …perguntar, chorar e orar pelo seu povo.
A situação do povo era de extrema pobreza, desprezo e total insegurança. O povo estava abandonado e ninguém se interessava por eles. Mas Deus ama o seu povo e resolve levantar Neemias para restaurar e mudar a vida de Israel.
Bom lembrar que o povo de Israel voltou do cativeiro babilônico em 538 a.C por decreto de Ciro, rei da Pérsia, que havia derrotado a Babilônia (Isaias 41.2 /44.28). Essa volta acontece em três desdobramentos:
• Sob a liderança de Zorobabel para reconstruir o templo;
• Sob a liderança de Esdras para ensinar a lei;
• E finalmente, sob a liderança de Neemias para reconstruir os muros.

Destaque para o verso – 10 (NTLH)
(A alegria que o SENHOR dá, fará com que vocês fiquem fortes.)

A alegria é — sempre — uma força, porém, as “alegrias” que não vêm de Deus podem acabar em tristeza: “Até no riso tem dor o coração, e o fim da alegria é tristeza” (Pv 14.13). Somente a ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA.

O PRANTO DO POVO NA REUNIÃO DEVE TER SE DADO POR VEREM O QUANTO ERAM LINDAS AS PROMESSAS DE DEUS, E O QUANTO ESTAVAM PERDENDO EM RELACIONAMENTO COM O SENHOR. ELES FORAM TOCADOS PELA PALAVRA.
A Alegria do Senhor é NOSSA FORÇA

1. Força que resulta da ALEGRIA da “IDENTIDADE”
• Alegria de sermos filhos de Deus: “Mas, a todos quantos o receberam [Jesus], deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (João 1.12).
• Alegria de sermos salvos: “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51.12).
• Alegria de sermos vitoriosos: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37).

2. Força que resulta da alegria de “PROPRIEDADE”
• Alegria de termos o Espírito Santo habitando em nosso coração: “Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (2 Timóteo 1.14).
• Alegria de termos todas as bênçãos espirituais: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8.32).

3. Força que resulta da alegria em “SERVIR”
• Alegria de servir e adorar a Deus: “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Sl 100.2).
• Alegria de fazer parte do povo de Deus: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2.46-47).

Conclusão
A alegria do Senhor é a nossa força, e esta força em nossas vidas está relacionada na alegria em sabermos quem somos, em possuirmos herança maravilhosa, e de podermos servir a Deus, a Igreja e a todas as pessoas. Em sabermos que em Cristo Jesus jamais seremos derrotados. Deus cuida da gente.

Deus te abençoe. Não se esqueça… – Compartilhe desta Graça.

Rev. Dile Félix

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *