Quem Somos


Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba

A Igreja Presbiteriana Rocha Eterna comemorou em 2008 quarenta anos de organização. Tivemos um mês de celebrações especiais pelo nosso aniversário. Março foi marcante para a vida da comunidade. A bem da verdade a história da IPRE transcende os quarenta anos celebrados. São sessenta anos de eventos que se realizam para a glória de Deus e o desenvolvimento da Igreja.

A semelhança do que ocorreu na cidade de Corinto, referência apresentada por Paulo em sua primeira carta endereçada aquela comunidade, (1ª Cor 1.12; 3.4-7), a boa semente do Evangelho foi semeada no bairro Barcelona, logo no início da vida organizada da Igreja Presbiteriana Filadelfia de Sorocaba. Muitos contribuíram para a construção desse sonho que se tornou realidade abençoadora. As informações coletadas nos registros documentais da Igreja indicam o pastorado do Rev. Mathatias de Campos Fernandes, na década de 40, quando os irmãos José e Custódia Borges ofereceram sua modesta casa, a margem da Estrada de Ferro Votorantim, onde havia um desvio para o cruzamento de trens, para ali, num ambiente familiar, serem ministradas aulas de escola bíblica dominical. A partir daí concretizou-se não só uma escolinha dominical como também um ponto de propagação da graça de Deus.

No pastorado do Rev. Henrique de Oliveira Camargo, a partir de 1948, torna-se oficialmente organizada a Congregação Presbiteriana de Barcelona, da Igreja Presbiteriana Filadélfia. No pastorado do Rev. Abimael Campos Vieira, a partir de 1953, a Congregação e a Escola Bíblica experimentou um grande desenvolvimento. Muitas conversões e recepção de irmãos vindos de várias procedências.

A Congregação que viveu nômade sediada numa casa ou numa sala temporariamente recebeu da irmã Ana Duarte, a doação de um terreno na Avenida Paraguai. Desde aquela época notamos o amor e a disposição das irmãs para com o reino de Deus. Neste terreno foi então construído o primeiro templo da nossa comunidade, com muito esforço dos congregantes e especial ajuda da igreja materna. Tal acontecimento gerou um impulso ainda maior. Mais gente foi chegando e agregando valores na família que se fortalecia a cada dia. O templo já não acomodava toda a comunidade de forma confortável.

No dia 10 de julho de 1964 a Congregação Presbiteriana de Barcelona adquiriu uma nova propriedade na Rua Panamá, nº 259, endereço no qual permanecemos até a presente data. Em 1965 concluiu-se o novo templo, o qual nos dias atuais é o nosso salão social, pois este também, não foi suficiente diante do crescimento da Comunidade.

No dia 03 de março de 1968, a Congregação Presbiteriana de Barcelona, contando com membros suficientes e homens capazes para serem ordenados oficiais da Comunidade, resolve-se organizar a Igreja Presbiteriana de Barcelona.

O tempo passou. Em novembro de 2007, a Igreja entendendo que mais do que paredes e templos, o que a fez crescer e chegar até os dias de hoje, não foi apenas a sua localização, mas, especialmente, a graça do nosso bondoso Deus. Compreendemos que a vida dessa comunidade se desenvolveu através do tempo e do espaço transformando vidas para a glória de Deus, resolveu externar na sua denominação, não mais a sua localização e sim o fundamento que gerou sessenta anos de história. Tudo foi feito dentro das orientações da IPB. No dia 30 de março a Igreja sancionou a sua nova denominação; Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba. Firmados na Rocha Eterna, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, confiantemente esperamos continuar crescendo, através de uma vivência adoradora, fraterna e missional. Que o Senhor nos ajude. Soli Deo Glorie!

NOSSA MISSÃO
NOSSA VISÃO
NOSSOS PASTORES (AS)

DILERMANDO FELIX PEREIRA

PASTOR PRESIDENTE

PASTOR 2

PASTOR

PASTOR

PASTOR